sábado, 2 de março de 2013

Top 10 clipes de rock censurados

A censura consiste em controlar a circulação da informação, opinião e forma de expressão. Ela varia e é aplicada de forma diferente em cada local, de acordo com o contexto social de cada cultura. Está presente em quase tudo, como nas propagandas, livros, músicas, filmes, vídeo clipes, etc.
Nos clipes a censura é rígida com aqueles que se enquadram em três categorias, sendo sexo, violência ou vícios, e quando é o caso, são editados ou banidos. Existem vários vídeos que foram censurados e para mostrar exemplos, montei este top 10 somente com alguns de rock em suas versões proibidas.

Rammstein - Pussy
O clipe "Pussy" gerou polêmica e foi censurado em vários países. No vídeo os integrantes da banda se envolvem em cenas de nudez e sexo explícito, parecendo um filme pornô. No entanto as partes mais picantes foram feitas por dublês.




Cattle Decaptation - Forced Gender Reassignment
O clipe foi censurado e tirado de sites como o Youtube. É um vídeo forte, que contém muito sangue, violência, depravação e orgãos genitais mutilados. É tão chocante que há vídeos no Youtube mostrando a reação das pessoas ao assistirem.




Nine Inch Nails - Closer
O polêmico clipe de Closer foi censurado pela MTV americana por conter cenas consideradas "perturbadoras" sobre religião, bestialidade, sexualidade, loucura e horror. Depois disso recebeu diversas modificações e uma versão mais leve.




Placebo - Protege Moi
O vídeo nunca foi lançado oficialmente, pois com certeza seria censurado por conter cenas fortes de sexo explícito, mostrando relacionamentos homossexuais e bissexuais. Não foi transmitido na TV porém foi disponibilizado em um DVD da banda.




Marilyn Manson - (S)aint
Este vídeo foi censurado e proibido de ser transmitido nos EUA. Contém cenas de nudez, sexo, drogas e auto-mutilação. Depois disso a banda lançou outra versão mais moderada para a televisão. Sempre polêmica, a banda já teve outros vídeos censurados também.




Dir En Grey – Saku
Este vídeo foi banido da programação de diversas emissoras de TV. Não é o único clipe da banda a sofrer censura. Nele contém violência, sangue, tortura e horror psicológico.




Inkaktus Prole – Ménage
O clipe desta banda brasileira independente foi censurado em vários sites e principalmente na TV. O vídeo contém nudez, sexo, sadomasoquismo e homossexualismo.




Cannibal Corpse - Decency Defied
A banda sempre teve problemas com a censura em diversos países, seja por causa das letras, capas dos álbuns e clipes. Este vídeo foi censurado por conter cenas de violência, sangue e assassinato.




Behemoth – Ov Fire And The Void
Este é um clipe provocativo e polêmico que ao ser lançado no Youtube, foi banido pelo site poucas horas depois da estréia. Depois disso fizeram uma versão moderada. Além deste, a banda tem outros vídeos censurados também.




The Strokes – Juicebox
Censurado pela MTV americana por conter cenas de sexo e homossexualismo, foi editado e modificado para ser transmitido na televisão. O diretor tirou o seu nome da nova versão e após o lançamento soltou críticas por causa da censura.




Voltar ao Topo